O que é o Bullying

18-01-2017

Bullying é um termo inglês (bully = "valentão") que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando a dor e angústia, com o objectivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

O bullying divide se em duas categorias: - o bullyingdireto, que é a forma mais comum entre os agressores masculinos;

- bullyingindireto, sendo essa a forma mais comum entre mulheres e crianças, tendo como característica o isolamento social da vítima.

Em geral, a vítima teme o(a) agressor(a) em razão das ameaças ou mesmo a concretização da violência, física ou sexual, ou a perda dos meios de subsistência. O bullyingé um problema mundial, podendo ocorrer praticamente em qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como escola, faculdade, universidade, família, mas pode ocorrer também no local de trabalho ou entre vizinhos. Há uma tendência de as escolas não admitirem a ocorrência do bullyingentre seus alunos; ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo. Esse tipo de agressão geralmente pessoas adultas ocorre em áreas onde a presença ou supervisão de é mínima ou inexistente. Estão inclusos no bullyingos apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas.

As pessoas que testemunham o bullying, na grande maioria, alunos, convivem com a violência não contam a ninguém por terem medo de se tornarem as "próximas vítimas" do agressor. No espaço escolar, quando não ocorre uma efetiva intervenção contra o bullying, o ambiente fica contaminado e os alunos, sem exceção, são afetados negativamente, experimentando sentimentos de medo e ansiedade. 


Escrito por: Diana Catarino