Será que existem Sereias?

16-01-2017

Já deve ter pensado se alguma criatura mítica ou fantástica existe de facto, ou se essas figuras são fruto da imaginação de um louco ou artista.

As sereias existem mas não são como nos filmes, nem tão pouco como nos livros e já vêm do tempo do homem primitivo.

Em 1403, uma sereia ficou presa num charco de lama na Holanda. Segundo um relato foi salva por mulheres da vila, viveu durante 15 anos e após a sua morte recebeu uma sepultura cristã no cemitério local.

Os biólogos conseguiram achar uma parte de uma sereia dentro de um tubarão. Descobriram que elas possuem um dialeto próprio e ainda conseguem comunicar com outros animais marinhos.

Uma sereia foi apanhada num lago da Irlanda do Norte. Conta a lenda que à cerca de 300 anos, uma jovem morreu naquele local, sendo transformada numa sereia. A sereia foi apanhada por uma rede de um grupo de pescadores, por ter cantado debaixo de água.

No dia 6 de março de 2013, dois cientistas conseguiram filmar todo um cardume de sereias a passar pelo seu mini-submarino.

Na tradição folclórica a sereia é uma jovem que é castigada pela inveja humana mas ganha a piedade da natureza. Antigamente os navegadores confundiam os animais marinhos com as sereias, mas na atualidade as sereias são consideradas fruto da imaginação humana.


Escrito por: Rafaela Martins e Maria Beatriz Reis

Imagem Retirda de: https://www.megacurioso.com.br/mito-ou-verdade/100015-nao-foi-dessa-vez-video-nao-mostra-sereias-mas-sim-golfinhos.htm